25 JAN 2019
TRE marca eleição em Macaubal
Será dia 17 de março de 2019 a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Macaubal. As instruções e o calendário eleitoral para o pleito foram divulgados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) através da Resolução nº 463/2019 de 23 de janeiro de 2019.

De 15 de fevereiro até 20 de março o Cartório Eleitoral da 77ª Zona Eleitoral funcionará das 12h às 19h nos dias úteis e das 13 às 19h aos sábados, domingos e feriados.

As convenções destinadas a deliberar sobre a escolha dos candidatos e a formação das coligações serão realizadas no período de 7 a 12 de fevereiro de 2019.

As candidaturas terão que ser registradas até o dia 15 de fevereiro e a propaganda eleitoral poderá ter início já no dia 16 de fevereiro.

A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 22 de abril de 2019 e cumprirão mandato até 31 de dezembro de 2020.

Outras eleições

Outras duas cidades paulistas, Cajamar e Lagoinha, também elegerão novo prefeito e vice-prefeito no próximo dia 17 de março. Os municípios de Cajamar, Lagoinha e Macaubal tiveram eleição suplementar marcada para essa data, conforme resoluções aprovadas nesta segunda-feira (21) pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Histórico nas cidades

Cajamar, município da Grande São Paulo, viu os mandatos da prefeita, Ana Paula Polotto Ribas (PSB), e de sua vice, Dalete de Oliveira (PCdoB), serem cassados pela Justiça Eleitoral paulista por prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou a cassação em 2018. Em Lagoinha, cidade localizada a 165 km da capital, na região do Alto Paraíba, a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito Claudio Henrique da Silva (MDB), e do vice, Francisco Diogo de Carvalho (PSD), também por abuso de poder econômico. A decisão foi mantida pelo TSE no ano passado. O município pertence à circunscrição da 128ª ZE - São Luiz do Paraitinga.

Por fim, Macaubal, teve seu prefeito, João Florentino Neto (PSDB), cassado em 2018 pela Câmara Municipal, por acusação de improbidade administrativa. A eleição suplementar será organizada pela 77ª Zona Eleitoral - Monte Aprazível.