Nome e partido: João Florentino Neto (João Tomate) - PSDB
Nome e partido do vice: Dr. Celso Luiz Ochiussi Penhalves - PSDB
Votos obtidos nas urnas: 2.199
1 - A que o senhor atribui sua vitória?
Atribuo a minha vitória ao povo, que estava cansado dessa política do país todo, que está acontecendo por várias décadas, a política do descaso. Aqui foi assim de 20 anos de pra cá, ninguém quis saber do município que ficou parado. Também atribuo a vitória pelos trabalhos sociais que venho fazendo durante anos, sou provedor da Santa Casa e ajudo entidades sociais, então o povo reconheceu esse trabalho voluntário e queria mudança.
2 - O senhor já se inteirou da realidade da prefeitura?
Não totalmente, mas já percebemos que vamos ter muito trabalho, pois o município ficou muito tempo parado.
3 - Qual seu primeiro ato como prefeito?
Estudar a fundo os problemas do município e tentar resolver da melhor forma possível.
4 - Já tem definido seus diretores/secretários?
Ainda não totalmente. Estamos avaliando as pessoas para adequar aos cargos, pois temos que colocar pessoas técnicas, que entendem das áreas.
5 - Quais são suas principais metas?
Em Macaubal tudo é prioridade, mas principalmente saneamento básico. A cidade está toda esburacada, água não funciona, não tem lagoa de tratamento.
6 - Qual será o papel de seu vice-prefeito?
O vice será atuante, ele vai fazer parte do governo e vamos trabalhar juntos.
7 - O senhor já manteve contatos com os governos estadual e federal?
Mantenho, inclusive na terça-feira eu fui assinar um convênio para custeio da Santa Casa com o governador Geraldo Alckmin. Já tenho contato direto, alguns deputados parceiros, Ramalho da Construção, Carlão Pignatari, Itamar Borges, Orlando Morando, entre outros deputados, senador Aloisio Nunes, secretário da Educação e secretário da Saúde, além do próprio governador.
8 - Qual é a maior necessidade do município hoje?
A maior é a lagoa de tratamento de esgoto, pois é o único município que não tem. E sem ela não tem desenvolvimento, estamos tomando multas mensais da CETESB porque está jogando detritos direto no rio. A cidade parou por causa disso.
9 - O que o senhor pretende fazer para saná-la?
Através de projetos e buscar recursos dos governos estadual e federal. Essa verba já estava à disposição do município, mas não sei por qual motivo não foi executada a obra.
10 - O que o senhor espera de 2017?
Sei que será um ano muito difícil. Nós temos que ajustar a realidade do país, trabalhar seguros. Será difícil de verbas e emendas, então devemos partir do princípio de reestruturação e corte de gastos. Hoje Macaubal está trabalha com déficit em torno de R$ 200 a R$ 250 mil mensais.
11 - Quer acrescentar algo ou deixar alguma mensagem?
Agradeço aos eleitores pelos votos de confiança. Mas agora temos que trabalhar para a toda a população de Macaubal com transparência e honestidade. Pedimos a paciência e a união para chegarmos a um bem comum.
Desejo a todos um feliz natal e um ano novo cheio de esperança, saúde e paz a população.