29 ABR 2016
Macaubal completa 92 anos de fundação
Prefeito Kiko comenta sobre a crise, investimentos e planejamento para 2016; neste ano novamente o município não terá festividades
Na próxima segunda-feira, 02 de maio, Macaubal comemora seus 92 anos de fundação. Nossa reportagem conversou com o prefeito Dorivaldo Botelho, o “Kiko”, que comentou sobre a crise, fez um balanço do último ano, falou sobre obras, expectativa e investimentos no município.

Assim como foi no ano passado, Macaubal não terá festividades. “Tendo em vista a grave crise financeira que assola os Municípios e Estados brasileiros, este ano novamente não teremos a já tradicional Festa das Nações por conta do elevado custo para a realização da festa”, comenta o prefeito.

A crise também esteve presente nos últimos 12 meses de seu governo. “Foram meses de muitas dificuldades com a queda na arrecadação em razão da crise vivida pelo país, tornando a situação de Macaubal muito delicada, haja vista que o município depende quase que exclusivamente desses repasses e com a queda tudo fica mais difícil, sobretudo porque a manutenção da Prefeitura encareceu, aumento dos combustíveis, aumentos dos insumos em geral, ou seja, tudo aumentou e a arrecadação total caiu, dificultando a implementação de projetos com recursos próprios no município”, avalia.

Mesmo neste período de dificuldades, Macaubal conta com algumas obras em andamento. “Estamos finalizando a construção de mais uma UBS em parceria com o Governo Federal e também a ampliação da unidade já existente, além de já ter conseguido no Governo Estadual a liberação verba exclusiva para a Construção da Creche Escola para atender uma demanda bastante importante no município e que irá beneficiar a população mais carente. A reforma da Cozinha Piloto já foi executada e já está em funcionamento. A inauguração do novo Terminal Rodoviário será em breve”, afirma Kiko.

O prefeito segue com otimismo e esperança em dias melhores. “Apesar de toda essa crise que assola os Municípios e Estados, eu sou sempre otimista e guardo a esperança de melhores dias para o país e, consequentemente, para o Município e todos os seus munícipes, por isso estamos trabalhando duro no controle dos gastos públicos para conseguir equacionar os problemas trazidos queda na arrecadação. Além disso, temos algumas ações a serem destacadas: Academia ao Ar Livre – a ser instalada na Praça da Cohab Nossa Senhora Aparecida, estamos apresentando os documentos para a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Delegacia de Polícia – a Prefeitura está realizando ajustes no projeto, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública vem exigindo para ampliação da Delegacia de Polícia; Construção do Fórum – Estamos apresentando os documentos de acordo que nos solicitam para a construção do novo Fórum; Centro de Triagem de Resíduos Sólidos – O convênio está autorizado para assinatura, porém o recurso financeiro ainda não foi liberado”, disse.

Um dos setores que mais recebe atenção do Executivo é, sem dúvida, a saúde. “O investimento na saúde deve ser permanente. Os investimentos estão sendo na construção da nova UBS e ampliação da atual. Conseguimos também implantar no município a Estratégia Saúde da Família e já temos autorizado pelo Ministério da Saúde o NASF, um novo programa que irá melhorar ainda mais o atendimento à população. Outro programa já implantado é o “Mais Médicos”, ampliando o atendimento médico aos munícipes”, enumera. O setor também recebeu veículos novos. “Houve a aquisição de 01 Ambulância que já está em uso e também 01 Van de 16 lugares também adquirida para a saúde”.

O prefeito finaliza com uma mensagem; “quero parabenizar Macaubal e todos os cidadãos pela comemoração de mais um ano de uma linda história e que eu consiga neste mandato que termina em 31 de dezembro deste ano contribuir com trabalho e dedicação no intuito de proporcionar a toda população uma boa qualidade de vida. Esse é o meu desejo e é isso que espero durante final deste Governo. Tenho orgulho de pertencer a esta cidade. Agradeço ao presidente da Câmara Municipal e aos vereadores e vereadoras pelo apoio nas matérias importantes e de interesse do município. Sou grato também aos servidores públicos municipais que se empenham na execução de suas tarefas. Um abraço fraternal a todos”.