30 ABR 2015
Macaubal completa 91 anos de fundação
Município não terá a tradicional Festa das Nações; Prefeito comenta atual momento
Neste sábado, 02 de maio, o município de Macaubal completa 91 anos de fundação e em meio à crise enfrentada pelo país todo, não será realizada a tradicional festa das Nações. “Tendo em vista a grave crise financeira que assola os Municípios e Estados brasileiros, este ano não teremos a já tradicional Festa das Nações por conta do elevado custo para a realização da festa”, afirma o prefeito Dorivaldo Botelho, o Kiko. Ele ainda falou mais sobre a crise, obras, investimentos e expectativa ao longo do ano.

“Com relação a queda na arrecadação a situação de Macaubal é muito complicada, haja vista que o município depende quase que exclusivamente desses repasses e com a queda tudo fica mais difícil, sobretudo porque a manutenção da Prefeitura encareceu, pois houve a reposição inflacionária na remuneração dos servidores, aumento dos combustíveis, aumentos dos insumos em geral, ou seja, tudo aumentou e a arrecadação total caiu 9,18% somente no primeiro trimestre de 2015, meses considerados bons de arrecadação, portanto, a situação não é nada boa para os pequenos municípios”, descreve o prefeito.

Atualmente estão em andamento no município a reforma da Cozinha Industrial, construção de mais uma UBS em parceria com o Governo Federal e também a ampliação da unidade já existente. “O investimento na saúde deve ser permanente. Os investimentos estão sendo na construção da nova UBS e ampliação da atual, com valores que chegam a R$ 729 mil. Conseguimos também implantar no município o Estratégia Saúde da Família e já temos autorizado pelo Ministério da Saúde o NASF, um novo programa que irá melhorar ainda mais o atendimento à população. Outro programa já implantado é o “Mais Médicos”, ampliando o atendimento médico aos munícipes”, destaca Kiko.

O prefeito também anuncia duas importantes obras. “Já conseguimos no Governo Estadual a liberação da construção de 120 casas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a construção de mais uma Creche que irá beneficiar toda a população”, diz.

Em relação à Frota Municipal, Macaubal tem algumas novidades. “Apesar de 2014 ter sido um ano eleitoral, conseguimos veículos junto a Deputados, por meio de emendas, objetivando a renovação da frota municipal. No início de 2015 recebemos uma ambulância fruto de emenda do Deputado Federal Edinho Araújo. Já temos programado para os próximos dias mais dois veículos para a Diretoria de Saúde que serão recebidos por meio de emenda do Deputado Estadual Carlão Pignatari e 01 Caminhão Basculante pelo governo Federal (MAPA)”, lembra o prefeito.

Kiko ainda aponta um problema que espera resolver. “O grande problema a ser resolvido no município é a questão da água e do esgoto, ou seja, é necessário investir no saneamento básico. Por ser um investimento muito alto, o município não possui condições financeiras para arcar com os projetos e as obras, necessitando de recebimento de verbas públicas e específicas para essa finalidade. É isso que estou fazendo junto aos Deputados e também junto à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos”, avalia.

Para investimentos em grandes recapes não há nenhuma previsão. “Sobretudo pela falta de recurso financeiro, apenas a manutenção básica que é feita com verba específica para isso”, disse.

O Chefe do Executivo diz quais são suas expectativas para o longo do ano. “Apesar de toda essa crise que assola os Municípios e Estados, eu sou sempre otimista e guardo a esperança de melhores dias para o país e, consequentemente, para o Município e todos os seus munícipes, por isso estamos trabalhando duro no controle dos gastos públicos para conseguir equacionar os problemas trazidos queda na arrecadação”.

Kiko finaliza parabenizando o município. “Quero parabenizar Macaubal e todos os cidadãos pela comemoração de mais um ano de uma linda história e que eu consiga neste mandato contribuir com trabalho e dedicação no intuito de proporcionar a toda população uma boa qualidade de vida. Esse é o nosso desejo e é isso que espero durante meu Governo. Temos orgulho de pertencer a esta cidade. Agradeço ao presidente da Câmara Municipal e aos vereadores e vereadoras pelo apoio nas matérias importantes e de interesse do município. Sou grato também aos servidores públicos municipais que se empenham na execução de suas tarefas. Um abraço fraternal a todos”, agradece o prefeito.