28 NOV 2013
Empresa BW Sistemas realiza curso de capacitação na Administração Pública
Evento foi um sucesso e contou com a presença de representantes de 18 municípios da região
Na última sexta-feira, 22 de novembro, a empresa macaubalense BW Sistemas realizou em sua sede um curso de capacitação na Administração Pública, com intuito de melhorar a administração na região. O evento foi um sucesso e contou com a presença de representantes dos municípios de Monções, Terra Roxa, Pontes Gestal, Gastão Vidigal, Nova Luzitânia, União Paulista, Sebastianópolis do Sul, Floreal, General Salgado, Neves Paulista, Nhandeara, Ouroeste, Turmalina, Populina, Guarani D’Oeste, Planalto, Poloni e Turiúba.

O curso abordou os seguintes temas: Regulamentação do controle interno; Adiantamento de viagem; Precatórios; Demonstrativo de gastos com pessoal; e Integração entre BW Sistemas e SIOPS.

Sobre a regulamentação do controle interno foram abordadas as novas normas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que prevê que cada Prefeitura e Câmara Municipal devem possuir seus próprios sistemas de controle interno, que atuarão de forma integrada.

O adiantamento de viagem também sofreu alterações e deverá exibir um relatório mais detalhado sobre o motivo da viagem e os comprovantes de gastos.

Sobre precatórios foram esclarecidas informações sobre as formas de parcelamento, condenações de pequena monta e como devem ser feitos os empenhos para resolver esses pagamentos.

Também foram sanadas as dúvidas sobre o demonstrativo de gastos com pessoal que tenha pagamento de Inativos e pensionistas vinculados ao RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) e que estão gerando muita discussão no exercício 2013, devido a índices altos apontados pelo sistema Audesp. Foram discutidos sobre os três fatores que prejudicam esta receita, são eles: Contabilização incorreta do rendimento de aplicação financeira nos institutos de previdência, quando o rendimento for negativo; Contabilização das obrigações patronais em categoria 319113 com subelemento incorreto; e Contabilização das retenções em conta contábil diferente de 2.1.8.8.1.01.03 (Encargos Sociais – Outras Entidades).

Por fim, foi demonstrada a integração entre BW Sistemas e SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde).

Neste tópico foi apresentado um manual de instruções para gerar arquivo do SIOPS na contabilidade, com explicações sobre a tela inicial, tela na contabilidade, parametrização das fichas da receita, gerando arquivos, importando o arquivo gerado para a receita, instruções para gerar o arquivo da despesa, gerando e importando arquivo da função e sub função, exportando arquivo para terceiros, gerando arquivo da despesa na contabilidade e importando o arquivo gerado no sistema do SIOPS.

O curso foi muito instrutivo e os participantes saíram satisfeitos com as informações passadas. Para outras informações sobre o curso é só acessar o site www.bwinformatica.com.br.