21 JUL 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Sanidade Vegetal - 62º edição de curso de habilitação de responsáveis técnicos para emissão de CFO/CFOC está com inscrições abertas

Entre os dias 21 e 25 de agosto, acontece na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em Campinas, a 62º edição do curso de habilitação de responsáveis técnicos (RT’s) para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFO/CFOC). A atividade, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em conjunto com a CDA e com o Instituto Biológico (IB), está recebendo inscrições dos(as) engenheiros(as) agrônomos(as) interessados(as) no endereço eletrônico http://eventos.fundepag.br/pagina.php?link=00391571023e53210231053e063f0631.

Entre os requisitos para participação no curso, o(a) profissional interessado(a) deve possuir registro ou visto junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de São Paulo e fazer o cadastro no sistema de gestão de habilitados da CDA disponível no link http://sistemas.cda.sp.gov.br/prohab/login.

Na programação, diversas palestras que tratam desde as orientações gerais sobre as normas de certificação até orientações especificas sobre pragas quarentenárias presentes (PQP’s) e pragas de interesse de países importadores que ocorrem em flores e frutas cítricas, abacate e manga.

“O CFO é um dos métodos mais importantes de preservação do patrimônio financeiro e alimentar e se baseia nos cumprimentos de normas que resultam na viabilização da comercialização de vegetais ou parte de vegetais, evitando a disseminação e introdução de pragas”, comenta Alexandre Paloschi, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV).

“O curso de habilitação do Estado de São Paulo é referência nacional e  recebemos profissionais de vários Estados. Profissionais, que após habilitados, tornam-se um braço do Estado para que tenhamos uma certificação segura e robusta, o que pode ser comprovado através de auditorias que o Estado de São Paulo tem recebido no último semestre de países importadores como os da União Europeia, Chile e Japão”, acrescenta.

A CDA, durante o curso, aborda as normas de certificação fitossanitária de origem e de origem consolidada, trânsito de plantas ou de produtos vegetais, legislações de SMR Sigatoka Negra, Cancro Cítrico, Pinta Preta e de HLB. A programação completa pode ser acessada em eventos.fundepag.br/EventoTopico.php?id_evento=2024.

Por Felipe Nunes