14 FEV 2018
AGRICULTURA
Parceria colhe mais um fruto de sucesso
Macaubal no Rumo Certo
A parceria entre Sindicato Rural/SENAR e Prefeitura municipal com a implantação do Projeto PROLEITE, faz produção de leite aumentar em 15 vezes em 6 anos em propriedade do município de Macaubal.

O instrutor do SENAR e Médico Veterinário da Casa da Agricultura de Macaubal, Adilson Cesar Ferrari nos conta esta seguinte.

“Certo dia um encontro entre um adolescente, filho de produtor, e os produtores Anizinho Teixeira e sua esposa Valdirene. O adolescente Rafael Fagundes perguntou ao casal, “vocês são produtores de leite”, a senhora Valdirene disse, “somos”... Rafael pergunta, “quantos litros de leite vocês produzem”? Valdirene responde, “25 litros por dia”, Rafael, com sua simplicidade diz, “nossa lá em casa tem uma vaca que produz mais do que isso”.

O casal Anizinho e Valdirene, foi embora pra sua casa, pensou na conversa e disse, “temos que fazer algo para mudar essa realidade”. Procurando o médico veterinário Adilson, conversaram e resolveram implantar um projeto em sua propriedade (PROGRAMA PROLEITE). Realizaram um diagnóstico inicial da situação e então montaram um plano de trabalho. Primeiramente escolha da área para implantação da pastagem, área para formação de canavial e mais. Realizaram uma análise de solo, corrigindo as necessidades do solo com nutrientes, tiveram um aumento na produtividade de pastagem para o verão e um canavial produtivo para o inverno, com um manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, os animais começaram a produzir mais, com melhoria no conforto e genética teve um salto na produção dos animais, o proprietário é extremamente dedicado, faz irrigação de pastagem, cuja taxa de lotação chega a 18 UA por hectare no verão, controla pluviometria, evapotranspiração, adubação e mais... Hoje temos 19 vacas em lactação com uma produção de 378 litros diários. Isso representa para nós um aumento de 1500% em um período que compreende entre início do projeto em 2011 até o momento.

A produção de leite é a única renda do proprietário que diz, “temos bons resultados econômicos”.
14/02/2018
Parceria colhe mais um fruto de sucesso