04 SET 2017
EDUCAÇÃO E CULTURA
Alunos do SESI Rio Preto visitam Macaubal
Alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola SESI 338 de São José do Rio Preto visitaram Macaubal em várias oportunidades neste ano. A atividade faz parte da disciplina de história, “em algumas aulas diversificadas, a professora nos colocou em uma realidade para qual não dávamos importância alguma, e a partir desse momento começamos a olhar com outros olhos para a desigualdade social vivenciada por tantas pessoas”, contam os alunos.

“No dia da mulher, focamos na batalha diária que sofrem para conquistar seu lugar no mundo e como procuram a voz necessária para serem ouvidas dentro da parede do machismo, e criamos uma exposição com cartazes, poemas, desenhos, charges e com a ajuda de outras turmas apresentamos teatros e danças sobre a violência a mulher.

Em uma aula, a proposta foi fazermos visitas para que vermos com nossos olhos o que realmente era falado na aula. Um grupo visitou um asilo, e encontraram idosos esquecidos pela família, apesar de estarem um pouco reclusos no início, mas não resistiram as canções, bate papo e uma seção de fotos, assim se divertindo com os alunos.

Após um tempo, quando visitamos uma creche, nós aproveitamos o feriado de páscoa para brincar com a crianças, confeccionamos máscaras e distribuímos bombons, chegamos a conclusão de que as crianças merecem atenção, pois lugar de criança é na escola, fazendo nada mais do que estudar.

E esse é o significado dessa aula, ela não é um desperdício, mas sim tem o objetivo de fazer todos pensarem no próximo, principalmente os oprimidos e esquecidos pela sociedade, nos fazendo buscar soluções para problemas sociais, sendo assim, essa aula ensina a olhar o invisível e o tornar visível a olhos nus”.

Em um segundo momento um aluno visitou creche e berçário de Macaubal, levando seu dom com a música, para encantar as crianças.

“Eu tenho um sonho! Ver as nossas crianças terem as mesmas oportunidades, educação que desenvolve o lúdico, o cognitivo e principalmente a afetividade. Parabéns aos gestores da Creche Berçário de Macaubal. Destaco o pioneirismo e a contribuição dos trabalhos voluntários em andamento por acreditarem que a educação muda a sociedade e por embarcarem na caravana da solidariedade.” – diz a professora Monica Lourenço que leciona História, em agradecimento a creche, além de continuar incentivando seus alunos ao ato da solidariedade.