11 JUL 2017
SAÚDE E BELEZA
Macaubal avalia primeiro semestre da Primeiríssima Infância
O São Paulo pela Primeiríssima Infância em Macaubal está participando e promovendo ações que envolvam famílias e crianças de 0 à 3 anos. O principal objetivo das ações é o fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo o desenvolvimento infantil, desta forma os profissionais dos setores da Saúde, Educação e Assistência Social em parceria com a Pastoral da Criança e a Comunidade tem participado de capacitações e seminários. No primeiro semestre de 2017 profissionais da saúde e educação participaram da capacitação Puericultura: Práticas Ampliadas, os participantes voltaram para o município com o objetivo de reeditar para os setores os saberes fortalecidos. Os profissionais também têm participado de supervisões no bloco D que envolvem os municípios de Sebastianópolis do Sul, Monções e Nhandeara. No último dia 21 de junho o município de Macaubal recepcionou os municípios que compõem do bloco D, representantes do Senac Votuporanga, articuladora regional do SPPI Denise Mencaroni e a professora Lucila Faleiros Neves (FMCSV). Cada município apresentou as ações realizadas discutindo e avaliando o andamento do programa em cada município. A discussão sobre o tema Puericultura tem como objetivo acolher a todas as crianças, dando assistência de forma integrada, acompanhando o processo de crescimento e desenvolvimento, monitorando os fatores de risco ao nascer e evolutivo, garantindo um atendimento de qualidade . A Puericultura ainda tem como objetivo uma criança sadia, sendo seu alvo um "adulto perfeito": fisicamente sadio, psiquicamente equilibrado e socialmente útil.

Dando continuidade as ações no dia 23, o município também participou do Seminário Primeira Infância no Estado de São Paulo: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente". O seminário propiciou a apresentação e a discussão de temas relacionados a boas práticas da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente voltadas para a primeira infância, sobre a importância do vínculo, impactos da violência no desenvolvimento infantil e o papel da rede de garantias. Foi apresentado ainda o Marco Legal da Primeira Infância, políticas intersetoriais para a Primeira Infância e o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, para encerrar o encontro foi exibido o filme “O Começo da Vida". Todas essas ações tem o objetivo de aprimorar as práticas profissionais e promover o desenvolvimento saudável de nossas crianças. A base de nossas discussões e ações são guiadas pelo ditado africano "É PRECISO UMA VILA PARA CUIDAR DE UMA CRIANÇA".