28 JUN 2013
SAÚDE E BELEZA
Prefeito de Macaubal realiza uma grande reunião para os funcionários da saúde
Com vontade de promover mudanças e melhorar a qualidade de vida da população de Macaubal o prefeito Dorivaldo Botelho (Kiko) convocou nesta segunda-feira (24) todos os profissionais da saúde para uma grande reunião, onde apresentou os planos e projetos do seu governo para a área da saúde.

Através da consultora em gestão pública Lucimar Ianelo que conduziu toda a reunião, foram apresentados os princípios norteadores do SUS (Sistema Único de Saúde), a concepção positiva do processo saúde doença, o modelo de saúde que tínhamos em Macaubal e o modelo que queremos implantar, com base no conceito de saúde como qualidade de vida do Programa Estratégia Saúde da Família.

Neste novo modelo de Saúde da família, a prestação de serviços de saúde é tratada como um direito de cidadania e não mais como uma prática clientelista ou favor.

Neste novo modelo concentraremos a atenção na pessoa saudável, articulando entre si os níveis de atenção primária, secundária e terciária. Teremos serviços de saúde distribuídos em todo o município, com uma equipe interdisciplinar, permitindo o acesso para toda a população.

Nesta nova administração focada para a qualidade de vida da população macaubalense, pretendemos promover uma mudança de olhar da doença para a saúde, priorizando as famílias ou grupos com maior risco de adoecer ou morrer, com base na estruturação dos atendimentos em torno da demanda organizada e do acolhimento dos problemas da população.

Articularemos as ações de promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças, com base na percepção integral do ser humano.

Com a participação da população, representada através dos conselhos, garantiremos mais autonomia para as equipes nas ações de planejamento em nível local junto às Áreas Descentralizadas de Saúde.

Os funcionários da saúde responderam positivamente a todas essas mudanças, pois sabem que a saúde de Macaubal precisa mudar. “Há a necessidade de reestruturação dos serviços de atendimento à saúde. Não dá mais para esperar. O povo clama por mudanças. E esse é o meu compromisso firmado junto aos eleitores”, afirma Kiko.

E para que isso aconteça o prefeito e toda a administração precisa da colaboração e participação de toda a população de Macaubal, desde as pessoas que mais fazem uso dos serviços de saúde, aos funcionários e profissionais da saúde e a toda a administração desta prefeitura municipal, pois acreditamos que “Juntos somos mais fortes” e que unidos podemos mudar não só a realidade da saúde de Macaubal, mas de todo país.