27 NOV 2015
EVENTOS
Entrega a chave da cidade a 1ª Bebê Prefeita do município e inaugura a 1ª Semana do Bebê
Primeiríssima Infância em Macaubal
A Primeiríssima Infância em Macaubal tem desenvolvendo diversas ações no município para promover o desenvolvimento saudável de nossas crianças. Entre os trabalhos realizados destaca-se o grupo de Pais na Creche e Berçário de Macaubal que tem o objetivo de orientar e aproximar as famílias, criando condições desta forma para o fortalecimento dos vínculos familiares, foi realizado no dia 28 de outubro um grupo de pais com o tema a importância da higiene bucal. O tema foi trabalhado com uma roda de conversa e dinâmicas para promover a discussão entre as famílias.

Macaubal também participou da Primeira Semana Regional do Bebê que aconteceu entre os dias 09 a 14 de novembro, foi uma semana de atividades e ações nos setores da educação, assistência social e saúde, que teve o objetivo de provocar uma reflexão na comunidade sobre a importância da Primeiríssima Infância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e harmônica.

A inauguração da semana do bebê aconteceu na Creche e Berçário de Macaubal, com um café da manhã nutritivo, orientações da nutricionista e o Lançamento da cartilha de alimentação saudável. No CRAS foram realizadas atividades que tinham o objetivo de resgatar a importância dos jogos e brincadeiras e a importância da família. As escolas Porfírio Pimentel, Conselheiro Rodrigues Alves e Otavio Dezan também participaram da semana do bebê com as seguintes atividades respectivamente: Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos, “Minha família é assim... e Higienização das mãos. Também foi realizada uma palestra para as famílias e profissionais do município com o Sargento Mata do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, foi abordado o tema: engasgamento e primeiros socorros em crianças de 0 a 3 anos, também foi trabalhado um grupo com as famílias para ensinar técnicas de massagens nas crianças e discutir a importância do toque para fortalecer o vínculo.

A semana do bebê encerrou no dia 14 de novembro com uma festa na Praça Matriz da cidade, teve engatinhata, apresentação de teatro de fantoche da historia “Agora Não Bernardo”, sorteio de brindes arrecadados no comercio e apresentação dos trabalhos realizados durante a semana, as famílias foram estimuladas a participarem das brincadeiras com as crianças para fortalecer os vínculos. Destacou-se a apresentação de Ester, filha de Telma e Charles. Ester nasceu dia 02 de novembro e por ser a primeira criança a nascer no mês da semana do bebê foi eleita a 1ª bebê prefeita de Macaubal. No dia de seu nascimento a nossa bebê prefeita foi visitada na maternidade por membros do Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, pela ACS Lucelena e pelo prefeito Dorivaldo Botelho que entregou a pequena Ester a chave da cidade e uma faixa que a nomearam bebê prefeita.

A ideia do Bebê Prefeito é inspirada no trabalho de Canela, que realiza anualmente essa atividade. O Bebê Prefeito é uma experiência singular, e simboliza a importância da primeiríssima infância para o desenvolvimento saudável das crianças. Esta é uma estratégia para mobilizar a sociedade e promover a primeiríssima infância.

Semana do bebê, uma semana que dura a vida toda!