23 JUN 2015
EDUCAÇÃO E CULTURA
Primeiríssima Infância em Macaubal
O programa Primeiríssima Infância em Macaubal está a todo vapor. No dia 21 de maio participou do Mutirão da Saúde e Cidadania com parceria Sindicato Rural e SENAR, durante o evento foi montado um stand para promover a Primeiríssima Infância no município. As Agentes de Saúde (ACS) Gisela Caetano Oliveira e Maria Angélica Zoccal e a psicóloga do CRAS, Débora Camila Fernandes divulgaram o programa através de orientações com os participantes sobre a importância da primeiríssima infância, foi realizado uma dinâmica sobre a definição de criança e também foram entregues folhetos e mensagens para reflexão.

Nos dias 26 e 27 de maio o município de Macaubal participou do Primeiro Seminário de Avaliação Participativa da atenção à primeira infância. O seminário aconteceu na cidade universitária de Votuporanga e foi ministrado por representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). Estiveram presentes profissionais da UNIFEV e membros do comitê local de Macaubal, representantes da saúde, do CRAS, do poder judiciário, da educação, da Pastoral da Criança e da sociedade civil.

O seminário teve o objetivo de identificar quão bem o município está realizando a atenção às gestantes e crianças de 0 a 3 anos, planejar ações em prol da primeira infância e avaliar os resultados destas ações.

Após a participação no seminário o Comitê Municipal iniciou as atividades, foram realizadas reuniões internas nos setores da saúde, assistência social e educação para a apresentação dos indicadores. No dia 08 de junho foi apresentado na Câmara Municipal de Macaubal os resultados do seminário para os setores do município, prefeitura municipal, vereadores, representantes das igrejas, Santa Casa de Macaubal, poder Judiciário e Pastoral da Criança.

“Promover ações articulando os setores da saúde, assistência social e educação na Primeiríssima Infância é contribuir para uma sociedade mais justa e humana”.