12 JUN 2015
SAÚDE E BELEZA
Município apresenta Rede de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde
No dia 25 de maio foi apresentada aos municípios da DRS XV a implantação da Rede de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde e também algumas ações realizadas no município de Macaubal. A apresentação foi realizada pela consultora de saúde Lucimar Ianelo, Rosa Patrícia assistente social da saúde, Débora Camila psicóloga do CRAS, Eliane e Rosa (Agentes Comunitárias de Saúde) como parceiras incansáveis.

Lucimar iniciou a apresentação citando os componentes da rede, Diretoria de Saúde (Vigilância Epidemiológica e VISA e ESF), Santa Casa, Diretoria de Educação, Diretoria de Assistência Social, Judiciário, Segurança Pública, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e da Família, ILPS- Lar São Vicente de Paula, Igrejas católicas, evangélicas e Centro Espírita, Conselho Municipal de Saúde, que são de extrema importância para realização do trabalho. O objetivo é promover a articulação intra e intersetorial para formação de redes de atenção integral para mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situação ou risco de violência doméstica, no âmbito municipal, sensibilizando e repensando os papéis dos profissionais e dos gestores de diversas áreas promovendo a prevenção e tratamento da violência.

Nas reuniões mensais é destacada sempre a importância da rede intersetorial estar presentes, onde são orientados sobre tipos de violência, intervenção nos casos de violência, notificação e preenchimento das fichas passo a passo, apresentação de vídeos para sensibilização, implantação de protocolo e elaboração do fluxo de atendimento aos casos de violência, Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção de Saúde, capacitação dos profissionais da ESF/ACS visando à mudança de um olhar e um agir, como abordar e direcionar, capacitação com os profissionais da Educação, olhar sistêmico para a questão e a importância da denúncia e notificação. A rede atua na horizontalidade e está aberta para novos integrantes.

Em seguida Débora e Rosa apresentaram o trabalho realizado nas escolas e também ações desenvolvidas no município, capacitação com os profissionais da Educação que estão no dia a dia com crianças e adolescentes, são trabalhadas as formas de identificação de sinais de violências, não se trata apenas de observar as marcas físicas, temos a violência psicológica muito frequente, mas muito difícil de ser identificada e pode trazer graves danos ao desenvolvimento emocional, físico, sexual e social da criança e do adolescente, a educação tem papel muito importante para contribuir e fortalecer a integração com a rede voltada à proteção.

Foram realizadas ações no dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e a Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes, onde no período da manhã foi realizada roda de conversa com os adolescentes do projeto Ação Jovem do CRAS, e no período da tarde foi realizada caminhada com as crianças e monitoras do projeto Brincar e Aprender, participação dos adolescentes, integrantes da rede de prevenção à violência, Rosa assistente social da saúde, Débora psicóloga do CRAS, Analice assistente social do CRAS e a Polícia Militar sempre nos apoiando.

No dia 21 de maio foi realizado Mutirão da Saúde e Cidadania com parceria Sindicato Rural e SENAR, onde foi divulgado através da assistente social da saúde Rosa e pela Conselheira Tutelar Roseli Fernandes C. Pedroso o trabalho da Rede de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde, sendo distribuídas cartilhas com orientações sobre violência e folhetos informativos. Agradecemos a Walkiria Helena - GVE- São José do Rio Preto pelo convite.