04 JUN 2015
SAÚDE E BELEZA
1ª Conferência Municipal da Saúde de Macaubal
Foi realizada no dia 07 de maio a 1ª Conferência Municipal da Saúde de Macaubal, que teve como principal objetivo analisar a situação de saúde, refletir as necessidades dos pacientes e estabelecer diretrizes que possam indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população a partir dos princípios do SUS.

Participar do processo decisório e exercer controle sobre a implementação de políticas públicas são meios fundamentais para alcançar a realização de direitos sociais. Conferências e Conselhos de Saúde são, hoje, os principais espaços para o exercício da participação e do controle social sobre a implementação da política de saúde em todas as esferas de governo.

O Conselho Municipal de Saúde de Macaubal juntamente com o gestor da saúde realizou no mês de abril várias reuniões (pré-conferências), com o intuito de mobilizar e convidar pessoas que tradicionalmente não participam desses fóruns de discussão, como jovens, idosos, mulheres, homens e mulheres trabalhadoras e demais segmentos da população que estão ainda velados junto ao sistema de Saúde.

A 1ª Conferencia de Saúde de Macaubal foi um espaço de reflexão sobre as ações de saúde desenvolvidas no município, sobre a necessidade da implantação de novos programas e principalmente sobre a implementação dos já existentes.

A metodologia da conferência privilegiou o debate em grupos. Inicialmente tivemos uma palestra que foi ministrada por Lucimar Ianelo que é Assistente Social e pós-graduada em políticas públicas e que abordou o tema Central da Conferência “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Logo após, os participantes se dividiram em quatro grupos, respeitando a paridade estabelecida em Lei, para discussão dos oito eixos temáticos e apresentação de propostas que nos levarão à consolidação do SUS.

A Conferencia foi finalizada às 22h30m após a aprovação das propostas eleitas pelos grupos como de maior relevância para a população usuária do SUS da eleição de 02 delegados para participação da Conferência Regional que acontecerá em São José do Rio Preto em data a ser divulgada posteriormente.

O Conselho Municipal de Saúde e a Diretora de Saúde Ana Lúcia Ferreira Narvaes agradecem a população pela participação no evento e convidam todos para a Audiência Pública que será realizada na Câmara Municipal de Macaubal no próximo dia 08 de junho às 19h.
04/06/2015
1ª Conferência Municipal da Saúde de Macaubal