30 ABR 2015
SAÚDE E BELEZA
Diretoria de Saúde de Macaubal promove encontros com a Rede de Proteção à Violência
Por uma cultura de Paz
A Diretoria de Saúde do município realizou encontros com a Rede de Proteção à Violência. Os eventos aconteceram nos dias 16 e 23 de março na Câmara Municipal.

No primeiro encontro aconteceu uma capacitação realizada por Walkiria Helena Alves e Edvania L. do Carmo, profissionais do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE-29 de São José do Rio Preto, com os temas: Suicídio e Proteção da Saúde.

Já o outro encontro convidou os profissionais que atuam de forma voluntária na Associação Amor Exigente de Votuporanga para apresentar o que é o programa Amor-Exigente (AE) e também para que o município forme grupos de apoio voluntário para atuar na comunidade local.

Para o dia 16, foram convidados a Rede de Proteção à Violência do município, Ana Lúcia F. Narvaes Diretora de Saúde, Prefeito Dorivaldo Botelho, Vice Prefeito José Pedroso, Vereadores, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiras da Unidade de Saúde, Santa Casa, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Órgão Gestor, Fundo Social de Solidariedade, Conselho Municipal de Saúde, Pastoral da criança, Informação, Educação e Comunicação do Setor de Combate à Dengue, Escola Estadual Porfírio Pimentel, Escola Conselheiro Rodrigues Alves, Octávio Dezan e Tribunal de Justiça. Além desses, no dia 23 compareceram também a Pastoral da Família, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato Rural, Centro Espírita e Igreja Católica.

Suicídio e Proteção da Saúde

A Diretoria de Saúde retornou o encontro com a rede para ressaltar a importância do trabalho de todos, onde informação e prevenção são de extrema importância.

Edvania falou sobre promoção de saúde e sobre registro dos projetos no observatório. Walkiria colocou a dimensão do problema relacionado ao tema suicídio, que a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio e a cada três segundos uma pessoa atenta contra própria vida, sendo um problema complexo que resulta interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos sociais, culturais e ambientais, sendo grande questão para Saúde Pública. Ressaltou a importância do trabalho da equipe de saúde, pois tem contato próximo com a população, são acessíveis, detentores de conhecimento e comprometidos com a promoção de saúde.

Foram colocados os importantes fatores relacionados ao suicídio, a maioria das pessoas que cometeram suicídio tem um transtorno mental diagnosticável e são mais frequentes em pacientes psiquiátricos, existem três características em particular dos estados mentais suicidas: a ambivalência, impulsividade e a rigidez.

Walkiria colocou de que forma podemos ajudar uma pessoa com risco de suicídio, o contato inicial que é de extrema importância, um local adequado, atenção ao paciente e ouvi-los de uma forma respeitosa, também colocou exemplos de como se comunicar e de como não se comunicar, ou seja, uma abordagem calma sem julgamentos, praticar a empatia com as emoções, ter sigilo.

Foram dados exemplos de ficção e fatos sobre o suicídio, como identificar uma pessoa sob risco de suicídio, citando exemplos de sinais para procurar na história de vida e no comportamento das pessoas, como abordar a suspeita que exista a possibilidade de um comportamento suicida, como perguntar, quando perguntar e o que perguntar, todas as perguntas ser colocadas com cuidado.

Importante saber como lidar com o paciente, quando encaminhar, como encaminhar e os recursos que temos na comunidade, onde buscamos apoio, família, amigos, profissionais de saúde. Para concluir foi colocada a importância do compromisso, sensibilidade, conhecimento, preocupação com outro ser humano e crença de que a vida é um aprendizado que vale a pena.

Programa Amor-Exigente

Lucimar Ianelo iniciou a fala agradecendo todos os presentes e também a equipe do Amor-Exigente por ter dado a honra de virem ao município para contribuir com o trabalho que tem como objetivo a prevenção e informação.

A coordenadora do programa Amor-Exigente de Votuporanga, Lolay Dumara de Jesus Toloni, iniciou a fala com o acolhimento saudando os participantes com a pergunta “como vai você?”. E todos responderam “cada vez melhor!”. Ela novamente: “e que dia é hoje?” Todos responderam “o primeiro dia de minha nova vida!”

Marileni iniciou sua fala contando quando começou o trabalho do Amor Exigente no Brasil, a participação do padre Haroldo Joseph Rahm enviado dos Estados Unidos pela Companhia de Jesus iniciou seu apostolado, onde realiza até dias atuais este trabalho em Campinas.

Ditinha voluntária do Amor-Exigente colocou como foi importante para ela o trabalho da associação, os momentos que ela pode partilhar com o grupo fortaleceram para enfrentar a dificuldade que estava tendo com sua filha naquele momento.

Lolay colocou a importância da realização deste trabalho de prevenção e que a luta contra a dependência de álcool e outras drogas devem ser de todos, pois este problema está em todas as classes sociais, por isto, envolver os cidadãos e quebrar todas as formas de preconceitos é essencial para desenvolvimento de um bom trabalho.

Ao final Lucimar Ianelo agradeceu a presença dos voluntários do Amor-Exigente de Votuporanga e colocou a importância de formar um grupo de voluntários a partir da reunião para atuar neste trabalho tão importante que tem muito a contribuir para nosso município.

O grupo foi formado por João representando Santa Casa, Rosa assistente social da Saúde, Rosimara representando Tribunal de Justiça, Marcelo representando Conselho Municipal de Saúde, Mara representando Pastoral da Família, Ádson representando Unidade Básica de Saúde, Ana Lúcia Diretora de Saúde, Virgínia representando Centro Espírita, Carlão representando Poder Legislativo, Lilian Agente Comunitário de Saúde e Roseli representando Conselho Tutelar.