24 MAR 2014
EDUCAÇÃO E CULTURA
Curso de Formação para os Professores do Ensino Infantil
Priscila Fontes
Inicia-se nesta quarta-feira (19) o Curso de Formação para Professores da Educação Infantil (Maternal, 1ª e 2ª etapas). O curso será ministrado pela Profª Etelvina Aparecida Garcia Sati, durante todas as quartas-feiras, com duração de 2 horas (das 17:40 às 19:40h).

O curso segue as referências dos MEC (Ministério da Educação), terá certificado e será realizado durante todo o ano de 2014.

O Planejamento das aulas será realizado de acordo com o conhecimento adquirido no curso, onde ocorrerão momentos de reflexão sobre os conteúdos para a realização de ações na sala de aula.

O Referencial do MEC visa auxiliar o professor na realização de seu trabalho educativo diário com as crianças de 0 a 6 anos. Aponta metas de qualidade para garantir o desenvolvimento integral das crianças, reconhecendo seu direito à infância como parte de seus direitos de cidadania.

Para esta fase (de 4 a 6 anos), os objetivos estabelecidos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

• ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas; • identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade; • valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;

• brincar;

• adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;

• identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.