A Prefeitura de Macaubal, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura visa a preservação ambiental e objetiva orientar os produtores rurais, que tem contato com agrotóxicos, em efetuar o seu descarte correto.
Essas embalagens contêm produtos químicos tóxicos e que se mal utilizados, podem representar risco à saúde da população e do meio ambiente. Por isso, todos os processos que os envolvem são cercados de cuidados.
O produtor rural, depois da emissão da receita agronômica, comprou agrotóxico, fez a aplicação na lavoura e agora, precisa descartar a embalagem vazia do produto. Mas como fazer isso da maneira correta?
• Tríplice lavagem: Após despejar totalmente o defensivo no pulverizador, adicione ¼ de água limpa no frasco. Tampe e agite muito bem por 30 segundos. Despeje essa água no pulverizador. Faça a tríplice lavagem, ou seja, repita o mesmo processo por três vezes.
• Faça furos na embalagem vazia: Após a tríplice lavagem, faça furos grandes ou recorte o fundo da embalagem, para ter a certeza que não será reutilizada. Todas as embalagens devem ser inutilizadas dessa forma.
• Guarde as embalagens vazias em local adequado: Após a tríplice lavagem e os grandes furos feitos na embalagem, guarde-as em locais apropriados. Verifique com o vendedor se ele pode retirar as embalagens, se tem algum posto de descarte apropriado ou se pode deixá-las na loja onde adquiriu o agrotóxico.
• Devolução das embalagens: Todas as embalagens dos agrotóxicos devem ser devolvidas no local de revenda. Os recipientes passam por um novo tratamento de assepsia e após este tramite, seguem compactadas para as empresas de reciclagem.
• Guarde muito bem o comprovante de entrega: No ato de entrega das embalagens vazias é emitido um comprovante. Guarde muito bem este documento, pois ele deverá ser apresentado sempre que a propriedade for visitada pela equipe de fiscalização.
Portanto, para o descarte de frascos vazios correto é importante que as embalagens sejam entregues limpas, secas, sem a tampa e furadas. Para facilitar, também devem estar separadas por tamanho e volume, contadas e identificadas com a inscrição estadual do produtor que efetuou a entrega para registro. Descarte incorreto é crime!