02 JUN 2021
COVID-19
Com queda nos casos, Macaubal estuda plano de retomada a partir de segunda-feira, 07 de junho
No último Boletim Epidemiológico de Macaubal do dia 02 de junho, o município registrou uma queda nos casos ativos da Covid-19, caindo de 100 (pico atingido em 24/05/2021) para 70. Com a diminuição dos casos apresentada na “Fase 1 – Fase Vermelha”, instituída pelo Decreto Municipal nº 382/2021 e estendida até o dia 13 de junho pelo Decreto nº 385/2021, é estudado um plano de retomada com flexibilização a partir da próxima segunda-feira, 07 de junho, se a queda for se concretizando.

De acordo com a administração municipal, a flexibilização será avaliada a partir do início da próxima semana, portanto para que isso aconteça é necessário que a população continue seguindo as recomendações da “Fase 1 – Fase Vermelha”, principalmente no feriado prolongado desta quinta-feira, 03 de junho. “Inicialmente a fase vermelha em nosso município vai até o dia 13 de junho, mas devemos ficar atentos com o feriado prolongado desse final de semana, sendo importante que se cumpra o decreto para concretizar a baixa nos casos e assim avaliarmos melhor a flexibilização a partir de segunda-feira, por isso é necessário a colaboração de todos”, afirmou o prefeito Acácio Tardoque Ferreira.

Durante a “Fase 1 – Fase Vermelha”, estão proibidas: feiras livres, eventos públicos ou privados, festas familiares que gerem aglomerações, comércio ambulante vindos de outros municípios e a abertura de clubes sociais, esportivos ou recreativos.

A autorização de funcionamento fora destinada a:

• Supermercados, padarias, açougues e similares com 20% da capacidade total e entre às 6h e 20h.

• Salões e barbearias, assistindo todos os protocolos de segurança e das 06h às 21h.

• Atividades culturais, cultos religiosos e academias de esportes com 20% da capacidade total e entre às 6h e 21h.

Bares, restaurantes, lojas de conveniência e afins, estão proibidas de atenderem presencialmente, apenas em sistema de drive-trhu (até às 21h) e delivery (até às 23h). A venda de bebidas alcoólicas também foi censurada entre os horários: 21h às 6h. Os demais estabelecimentos comerciais, por sua vez, poderão atender o público de forma presencial será das 6h às 20h.

Fica sob responsabilidade de cada local fiscalizar as filas em seu interior e exterior – mantendo a distância de 1,5m de distância entre os clientes, com uso obrigatório de máscara entre todos os presentes e a disponibilidade de álcool em gel na entrada.

Por fim, seguindo as previsões dos decretos estaduais, o toque de recolher foi mantido, iniciando às 21h e finalizando às 5h. O documento também prevê que as normas não citadas, seguirão as decisões dos governos Estadual e Federal.