16 OUT 2014
PERSONALIDADE DA SEMANA
Izidoro Nascimento conta como escreveu um livro sobre Macaubal
Personalidade da Semana
Izidoro Marcos do Nascimento, nasceu em 31 de dezembro de 1941, em Macaubal. Foi criado na roça. Estudou no Grupo Escolar, mas concluiu os estudos em um curso supletivo. Se considera semialfabetizado.

Profissionalmente, foi lavrador, eletricista, telefonista, radialista, operador cinematográfico, pedreiro, encanador, técnico em eletrodomésticos, fotógrafo, e, por muito tempo, comerciante, dono de lanchonete, restaurante e a loja Big Magazine, que vendia armarinhos.

Casado há 52 anos com Maria Ramilo do Nascimento. Tiveram três filhos, Vanderlei Marcos do Nascimento, Edna Márcia Falco e Edenice Márcia do Nascimento. Três netos e um bisneto.

É sócio fundador do Clube Tarumã. Ao longo da vida fez cursos, recebeu certificados e também ministrou diversas palestras.

Considera-se como um homem abençoado, pois alguns acontecimentos que ele conta, o fazem acreditar nisso. “Eu era funcionário em uma fazenda e o filho do dono pegou o cavalo para tombar terra. Deu duas voltas e o animal empacou, o rapaz logo começou a bater no cavalo, fiquei com dó, joguei a enxada no chão e pedi para deixar que eu tentasse. Passei a mão em sua cabeça e falei umas coisas para ele e segui, deu certo. Então, Deus tem feito isso comigo”, resume.

Livro Memórias de Macaubal

Izidoro é autor do livro “Memórias de Macaubal”, lançado em dezembro de 2009 pela editora Jobemar de Votuporanga, com mais de 300 fotos distribuídas em 183 páginas. “Comecei a escrevê-lo em 1980 e tudo a mão. Tinha algumas fotos, outras ia nas casas das pessoas para pedir”, afirma.

O livro conta a história desde Vila Progresso até se tornar Macaubal em 1948. Passa pelas vertentes Políticas e Econômicas. Traz dados demográficos, desenvolvimento agropecuário e agrícola.

A obra retrata o desenvolvimento desde 1918. Mostra a história das bandas de música de Macaubal, esporte, histórico de cada prefeito, desde 1949, brasão do município e até outras histórias. “Certo dia uma mandioca de 3,40m foi colhida na cidade”, lembra.

Foram feitos 400 exemplares do livro, pagos em 3 vezes pelo próprio autor, que apesar da dificuldade diz ter sido abençoado. “Em 25 dias vendi 300 livros, o restante alguns dei para pessoas estimadas e outros foram vendendo aos poucos”, orgulha-se. Mas ainda hoje há procura. “Tem gente que vem e pede mais livros, mas eu não tenho a intenção de fazer, pois estou feliz com o que Deus me proporcionou”.

Outras obras

Também já escreveu dois livros, “Uma viagem ao passado” e “Uma viagem ao futuro”, os dois distribuídos gratuitamente.

Fazia com frequência a Revistinha do Big com Mural 2000, que apresentava charges e críticas ao atual momento do município, também com distribuição gratuita.

Atualmente está trabalhando em um novo livro, “Vivendo o presente – Macaubal fatos e boatos”, que já está com 20 páginas. “Livro que aborda um lado humorístico e leva em todos os rodapés de páginas com uma mensagem de reflexão”, conclui o macaubalense.
Autor: Daniel de Paula