11 JUN 2013
ESPORTES
Macaubal sedia 2º Batizado de Capoeira
Foi realizado, neste final de semana na escola E.E. Porfírio Pimentel de Macaubal, o 2° batizado, formatura e troca de corda da Associação Cultural de Capoeira Grupo Anjos Guerreiros. A organização tem a frente o mestre, Marvado e o professor Cleyton Moreira (Pitbull), que há quase 2 anos presta serviço na cidade de Macaubal na Academia Evolução do Corpo.

O grupo de capoeira trabalha com crianças, adolescentes e adultos, para Cleyton é uma forma de evitar que essa parte da população tenha contato com as drogas, e sair da porcentagem do sedentarismo.

Durante o evento, o professor Cleyton lembrou aos pais a importância que a capoeira tem como atividade física, disciplina e como conscientização social dos perigos que o cotidiano nos expõe. Aproveitou a oportunidade para pedir mais apoio a essa cultura tão importante e pouco valorizada pela sociedade. Explica que, na capoeira, o batizado é festa dos iniciantes, como também de veteranos, “pois estão recebendo a 1ª corda ou trocando suas graduações, é um momento de confraternizações dos capoeiristas, esquecendo as diferenças e focando apenas na festa”, destaca.

O mestre Marvado da Associação Cultural de Capoeira Anjos Guerreiros, explica “Nós da associação, sempre procuramos o bem estar dos nossos alunos assistidos”. Os alunos também são monitorados pelos educadores sociais do grupo, tanto nas escolas, como fora.

Os professores de educação física responsável pela academia também citam o porquê escolheram capoeira. “Movimentar todos os grupos musculares, alcançando maior flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Tudo isso com muito ritmo e alegria. Esses são alguns dos benefícios da capoeira, um esporte que vem conquistando espaços no meio evangélico, inclusive, entre as mulheres e crianças, as mulheres devem praticar capoeira, pois é uma atividade física que desenvolve aspectos positivos em relação à saúde e resistência cardiovascular, além de proporcionar mais disposição aos seus praticantes, o diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo e música, e a compreensão da filosofia de jogo são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira, e os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força, sem contar que ela é a verdadeira cultura brasileira”, declaram os professores e proprietários da Academia, Fabiano Bianchi e Osmar Junior Ferreira.

Esteve presente no evento mestres, professores e monitores da capoeira, como o mestre Marvado de Valentim Gentil-SP, Mestre Tatu de Poloni-SP, Mestre Silvério de Monções-SP, Professor Corisco de Valentim Gentil-SP, Professor Marcinho de Cedral-SP, Professor Eduardo de Itaiuba-SP, Professor Coti de Poloni-SP, Monitor Cris de Severinia-SP e Monitor Pelé de Valentim Gentil-SP.

Ao final, o professor Cleyton fez questão de agradecer os patrocinadores: Academia Evolução do Corpo, Sindicato Rural, Programa Escola da Família, Professores e Coordenação presente, Renata do Makro Collor e aproveitou para agradecer em especial a presença dos pais que prestigiaram o evento e ajudaram a organizar.

As aulas de capoeira são realizadas nas segundas e quartas-feiras às 19h, na Academia Evolução do Corpo. Os alunos participam de aulas práticas e teóricas, interessados para aprender capoeira basta comparecer ao local indicado, que fica na Rua Campos Sales nº 700 – Centro, em Macaubal-SP ou pelo contato (17) 8116-5629.