Macaubal, Monte Aprazível, Nipoã, Poloni e União Paulista são incluídas na Região Metropolitana de Rio Preto

Macaubal, Monte Aprazível, Nipoã, Poloni e União Paulista são incluídas na Região Metropolitana de Rio Preto




O Projeto foi assinado pelo Governador do Estado de São Paulo e será encaminhado à ALESP


Macaubal, Monte Aprazível, Nipoã, Poloni e União Paulista são as cidades da nossa região que serão incluídas na região metropolitana de São José do Rio Preto.

O Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), esteve em São José do Rio Preto na última terça-feira, 18 de maio, para assinar o Projeto de lei que cria a região metropolitana. O projeto foi encaminhado para a Alesp e deverá ser votado em até três semanas.

A nova região deverá abranger 35 cidades.

Caso for aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), as ações dos municípios incluídos à região metropolitana passam a ser em prol da própria região em si, dentro de um planejamento local e com maior eficácia na aplicação de recursos públicos.

Acácio Tardoque Ferreira, prefeito de Macaubal, comenta que a inclusão da cidade na região metropolitana de São José do Rio Preto poderá trazer inúmeros benefícios nos setores de Indústria, habitação e infraestrutura. “Macaubal terá mais visibilidade no Estado e poderemos receber mais investimentos em rodovias, além de incentivar a instalação de indústrias, uma vez que pertencemos a uma região que gera muita renda ao Estado e ao País”, finaliza o prefeito.

Ele complementa dizendo que poderá estreitar ainda mais as relações com os municípios vizinhos, uma vez que fazendo parte da mesma região, a possibilidade de surgir polos industriais intermunicipais, de se propor parcerias entre prefeituras no sentido de criar linhas de transportes coletivos, saneamento básico, enfim, se abrirá uma série de oportunidades que trará desenvolvimento à cidade e região.

Já para o prefeito de Nipoã, José Pedro Rampim a criação desta região irá alavancar o progresso das cidades que a compõem. De imediato esperamos uma melhoria em comunicações, seriam ligações mais em conta de telefone, TV, deve melhorar muito a mobilidade entre as cidades, o transporte de passageiros, porque a Região vai tentar ligar todas as cidades, para que produção possa fluir melhor, as pessoas possam se deslocar com mais facilidade, acho muito bom. Por outro lado, esperamos um incremento em políticas específicas para toda a região, na área da saúde, educação, no trabalho, investimentos na região ou na sede da região, isto vai melhorar muito a vida das cidades que compõem a região, a quantidade de empregos deve aumentar. Agora precisa ter uma participação ativa de todos, dos políticos, na submissão de demandas, a população tem que entender isto, fazer as cobranças e ver o que é melhor para cada cidade da região. Estamos esperançosos, deve ser aprovado na assembleia, lógico que não muda de um dia para o outro, mas ao longo de alguns anos, certamente vamos ver progresso de toda região. E vai ser uma maneira de ter um desenvolvimento mais igualitário entre as cidade.

"Nipoã é uma das cidades mais penalizadas da região, nossas condições são ruins, quem sabe é uma maneira da gente progredir na média das cidades de toda a região, para que não tenha este problema de uma ter um progresso maior que a outra, e isto deve ser corrigido com algumas demandas específicas que temos, mas tudo isto está sendo tratado pelas autoridades e nossa esperança é que os próximos anos serão de muito progresso para nossa cidade”, finaliza o prefeito.

A Prefeita Kendrea Papile de União Paulista e Junior Montanari de Poloni apoiam a iniciativa e enxergam boas perspectivas para seus municípios.

Confira fotos da passagem do Governador do Estado de São Paulo em Rio Preto:

Galeria de fotos