Macaubal na luta contra a Covid-19

Macaubal na luta contra a Covid-19




Com o surgimento da Pandemia de Covid-19, as equipes de saúde de Macaubal tiveram que passar por diversas adequações e mudanças no processo de trabalho, para melhor atender a população, e minimizar o risco de contaminação. As equipes de saúde trabalham de forma integrada e conjunta com a Rede de Apoio para que possam desenvolver ações de promoção e prevenção ao coronavírus.

Os profissionais intensificaram os cuidados de segurança, com reforço na utilização dos equipamentos de proteção individual, que protege não só o profissional como os usuários; a limpeza e desinfecção das unidades, e modificou a forma de acolhimento da população, mantendo a segurança de todos durante os atendimentos nas unidades.

A Prefeitura Municipal está realizando a limpeza e desinfecção em frente às unidades de saúde do município.

As ações educativas sobre prevenção e higienização estão sendo realizadas por toda a equipe, para obtenção de melhores resultados e diminuição no risco de contaminação.

Os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais nesse processo de trabalho para manter o elo entre as equipes e a população, onde está com maior risco e vulnerabilidade está sendo assistida de forma integral e humanizada, favorecendo a indicação de que estes possam ficar em casa. Ainda realizam ações de orientação pela cidade e comércios juntamente com a Vigilância Sanitária, e ainda em parceria com o CRAS realiza orientação em ponto de informação na Praça da Matriz durante alguns dias da semana, para falar sobre o auxílio emergencial e medidas de prevenção individual.

Nessa fase, a Secretaria utiliza dos meios de comunicação que são fundamentais para manter a comunicação com a população e atualização das informações por meio de ferramentas como Facebook e Instagram. É realizado a distribuição de folhetos explicativos, cartazes nos estabelecimentos essenciais, e veículos de som com comunicados a respeito dos cuidados que devem ser tomados neste período.

As equipes de Estratégia de Saúde da Família estão alinhadas para manter os cuidados e monitoramento dos pacientes que estão em isolamento domiciliar por sintomas gripais, uma medida importante e fundamental nesse período de sazonalidade e risco de contaminação ao coronavírus.

A campanha de vacinação da gripe está sendo realizada fora da unidade em ambiente arejado, com organização das filas para evitar proximidade e aglomerações.

Os Agentes de Combate a Endemias reforçam as ações de combate à dengue, mantendo as visitas e orientações, mas com todos os cuidados de distanciamento e uso de equipamentos de proteção.

Ações de prevenção individual ainda é a melhor proteção contra doença, por isso as equipes de saúde intensificam as orientações sobre cuidados de limpeza, higiene e uso de máscaras, e quem puder fique em casa, principalmente para proteger as pessoas que estão no grupo de risco.