Prefeito de Macaubal fala sobre situação atual

Prefeito de Macaubal fala sobre situação atual




No mês em que Macaubal comemora 95 anos de fundação, o prefeito Wanderlei Melhado que assumiu a prefeitura em abril, faz um balanço da situação do município.

Jornal A Voz do Povo - Qual é a programação de aniversário em seu município?

Wanderlei Melhado -
Como todos vocês sabem assumimos a prefeitura no último dia oito de abril, não havia tempo hábil para fazer um evento com a organização e qualidade que nossa gente merece. Além da falta de tempo, havia a preocupação de compreender melhor as finanças do município, situação bastante complexa que nos deixa preocupados com todo e qualquer tipo de despesa. Diante de todos esses fatores optamos por não criar uma programação específica para comemorar o aniversário de Macaubal. Acredito que o melhor presente que podemos dar pra nossa cidade, neste momento, é respeitá-la e administrá-la da melhor forma possível, é isso que estamos fazendo. No próximo ano, com a casa organizada e as finanças equilibradas, vamos organizar uma festa de aniversário da cidade com todo o carinho e atenção que Macaubal merece.

Jornal A Voz do Povo - Gostaríamos que o senhor fizesse um balanço de como estão os principais setores do município neste momento que o senhor assume como prefeito.

Wanderlei Melhado -
Todo início de governo passa pela fase de adaptação. É preciso avaliar as principais demandas e analisar todos os departamentos da administração pública para dar sequência no que já está sendo feito e, na medida do possível, dar início aos novos projetos que são fundamentais para o desenvolvimento de nosso município. Tenho me reunido com os coordenadores e diretores de cada setor, estou procurando ouvir toda a equipe administrativa na intenção de entender melhor a máquina pública. Nossa prioridade é atender da melhor forma a população de Macaubal e para isso o trabalho público não pode parar. Estamos listando muitas prioridades, que é o foco para esse primeiro semestre. Estou mantendo contato com alguns deputados, fui até São Paulo em busca de novos recursos para projetos importantes para nossa cidade. Estamos iniciando um trabalho sério, comprometido com o bem estar de nossa gente. Tenho conversado com os nossos vereadores, a maioria deles está disposta a colaborar com a nova gestão, e isso é muito bom. Com a ajuda dos nossos vereadores tenho absoluta certeza de que vamos fazer um bom trabalho. Eu acredito nisso.

Jornal A Voz do Povo - Qual área o senhor entende que precisa de mais atenção?

Wanderlei Melhado -
É complicado eleger apenas uma área da administração pública. Todos os setores precisam de atenção constante, todos são importantes. É claro que as áreas da Saúde, da Educação e do Assistencialismo acabam tendo uma atenção redobrada. Tenho conversado com toda a equipe de colaboradores, de todos os setores, pra repensar suas responsabilidades, pra reverem o que pode ser feito de maneira mais eficiente, mais adequada à realidades de nossos munícipes. Enfim, estamos trabalhando muito nestes primeiros dias, estamos nos organizando pra que o serviço público funcione da melhor forma possível.

Jornal A Voz do Povo - Tendo em vista que o senhor assumiu recentemente, já deu para tomar alguma medida neste início de mandato?

Wanderlei Melhado -
Sim, entramos focados em fazer o que é preciso. Já melhoramos o serviço de transporte da Saúde. Agora quem precisa se locomover até os hospitais da região pra fazer uma consulta específica ou pra fazer algum tratamento já tem dois veículos à disposição. Com isso não precisam passar o dia fora esperando o retorno pra Macaubal. Um veículo vai cedo e volta na hora do almoço, o outro saí depois do almoço e volta no final do dia. Já demos início em algumas obras de recuperação e reforma em vários setores da cidade e, estamos procurando organizar o setor administrativo, no que se refere a regularização de convênios, questões administrativas e jurídicas que estavam paradas.

Jornal A Voz do Povo - Qual expectativa para o restante de 2019?

Wanderlei Melhado -
Como já mencionei, estamos trabalhando muito pra melhorar a qualidade do serviço público de Macaubal. Estamos conhecendo todos os detalhes do funcionamento da prefeitura e nos organizando pros meses que virão. Tenho procurado conversar com alguns deputados, inclusive com os assessores do governador e do vice-governador. Tenho agenda no Palácio dos Bandeirantes pra formalizar parcerias e convênios pra obras necessárias em nossa cidade. Acredito que vamos conseguir trazer muitos recursos para Macaubal. Vou me empenhar muito pra que isso seja possível. Acredito que será um ano produtivo, de muito trabalho e de realizações. Se Deus quiser será um ano bom para nossa cidade. Temos que plantar pra depois colher, é isso que estamos fazendo. Estamos buscando recursos pra que as obras tão importantes pra nossa cidade sejam realizadas o mais breve possível. O processo administrativo é lento, é burocrático, mas é assim que funciona. Vamos trabalhar muito, correr atrás do que for preciso, foi pra isso, pra trabalhar por Macaubal que me coloquei a disposição da nossa cidade, estamos apenas começando, mas estou otimista com o futuro.

Jornal A Voz do Povo - Para esse ano, o senhor tem algum planejamento na área habitacional?

Wanderlei Melhado -
Já iniciamos um estudo, inclusive estive na Secretaria da Habitação e tive uma conversa com a equipe técnica do setor. Estamos pleiteando que Macaubal seja incluída na lista das cidades que serão beneficiadas no Programa da CDHU ainda neste ano, além de dar sequência aos projetos da área.

Jornal A Voz do Povo - Como o senhor pretende lidar com investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Social do município?

Wanderlei Melhado -
A princípio com muita responsabilidade. Os setores da Saúde, Educação e Assistência Social impactam diretamente com a vida das pessoas, são fundamentais para o bem estar da família, por isso necessitam de toda atenção possível. O que já estamos fazendo é organizar a casa, cortar gastos desnecessários e otimizar os serviços de cada setor. O segundo passo é atender as reinvindicações dos colaboradores de cada área, o que na maioria das vezes é fundamental para melhorar a qualidade do atendimento à população. Tenho conversado com os servidores dessas áreas, eles conhecem a real necessidade do setor que trabalham, isso ajuda muito. Vamos investir dentro da realidade financeira do município, vamos dar prioridade para as obras e serviços de emergência e, numa segunda etapa vamos investir na adequação e otimização de cada setor da administração pública. Quero fazer um governo participativo, nossa equipe está focada nisto. Como mencionei antes, a maioria dos vereadores está do nosso lado, estão empenhados em ajudar a resolver os problemas do nosso município. Juntos podemos fazer muito mais por Macaubal, e é assim que vamos fazer.

Jornal A Voz do Povo - No que se refere a finanças, como se encontra hoje a prefeitura?

Wanderlei Melhado -
A situação não é confortável não. Herdamos inúmeras contas de outras administrações, tem muita conta em aberto, negociações a serem feitas, refeitas, ou seja, tem de tudo. Acredito que neste mês de maio vamos conseguir enxergar de maneira mais clara as contas da prefeitura, a partir daí é reunir toda equipe e encontrar a melhor alternativa para ir negociando e colocando em dia as finanças públicas de nosso município. Temos muito trabalho neste ponto, muito mesmo.

Jornal A Voz do Povo - Mensagem a população/Considerações finais?

Wanderlei Melhado -
O que eu mais gostaria de dizer pra todas as pessoas de Macaubal é uma coisa muito simples. Acreditem em nós, estamos empenhados em fazer o melhor por nossa cidade. Estamos nos estruturando da melhor forma, readequando espaços, funções e processos pra otimizar os serviços públicos. Estamos buscando ajuda e colaboração de especialistas pra nos levar para o melhor caminho, estamos em contato direto com os deputados e governo do Estado. Estamos trabalhando de verdade pra colocar as contas em dia pra depois crescer. É assim que penso. Vamos acertar as contas da casa e depois construir, recuperar, reformar, melhorar, trazer benefícios, ampliar o atendimento, ofertar mais serviços e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços públicos em Macaubal. É isso, podem acreditar minha gente, estamos fazendo o que é preciso, estamos trabalhando muito, vai dar certo, no seu tempo, vai dar tudo certo. Abraços e fiquem com Deus.