Brincar é coisa séria

Brincar é coisa séria




Brincar é muito importante para o desenvolvimento biológico, psicológico e social das crianças, é na primeiríssima infância (período que compreende desde a gestação até os 3 anos de idade) que as potencialidades são desenvolvidas e os eventos aos quais as crianças são expostas são marcantes em seu desenvolvimento. Desta forma eventos negativos aumentam os fatores de risco para o desenvolvimento da criança, sendo considerados como fatores de risco negligência, abuso físico, psicológico e emocional. De acordo com a literatura (Maia, J. M. D. e Williams, L.C.A.) crianças expostas a fatores de risco tem aumentadas as chances de apresentar déficit em suas habilidades de regular o afeto e no comportamento em geral.

Por outro lado, eventos positivos tais como vínculo entre crianças e seus familiares, estimulo, convívio familiar e comunitário, atendimento médico, amor, carinho e proteção formam uma rede de proteção favorecendo desta forma os recursos dela e fortalecendo suas emoções, comportamentos e interações sociais saudáveis.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, é por meio do brincar que a criança expressa suas emoções e sentimentos, aprende habilidades sociais tais como esperar sua vez, dividir, ser solidário, respeitar regras e limites, o brincar também estimula a psicomotricidade das crianças, ou seja brincar é coisa muito séria! Os profissionais do município de Macaubal foram capacitados sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Inicialmente 3 profissionais participaram de uma capacitação de 02 dias realizada na cidade Universitária de Votuporanga promovida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e a Unifev entre os dias 18 e 19 de fevereiro. O tema da capacitação foi “Espaços Lúdicos” e os participantes tiveram a missão de reeditar o aprendizado com os demais profissionais do município, desta forma foram realizadas 03 reedições no município, sendo articulados profissionais dos diversos setores. Os reeditores e representantes do comitê municipal da primeiríssima infância também participaram de 03 supervisões apresentando para a consultora e representantes do comitê regional os resultados alcançados. Torna-se importante ressaltar que o município tem realizado grupo de famílias de 0 a 3 anos para fortalecer os vínculos familiares saudáveis entre crianças e seus familiares. Outra ação foi a elaboração do cantinho da criança na Unidade Básica de Saúde, este é um canto importante para a criança que chega a UBS, neste cantinho ela pode brincar e expressar suas emoções e sentimentos.

Aproveite, pinte, desenhe, conte historias, pule, dance, sorria, brinque com as crianças de seu convívio, vamos aprender junto com as crianças.

Brincar é coisa séria demais para ser deixada de lado! Pense nisso!

Galeria de fotos