Municípios da região aderem ao programa São Paulo Amigo do Idoso

Assinatura do termo de adesão foi feita durante seminário em São José do Rio Preto

Os municípios da região de circulação do Jornal A Voz do Povo aderiram ao programa São Paulo Amigo do Idoso e assinaram o termo de adesão do Selo durante o Seminário de Implementação do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso e Selo Amigo do Idoso, realizado no dia 31 de julho, no auditório da UNIP, em São José do Rio Preto. O evento, promovido pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) em parceria com a Diretoria Regional de Saúde XV, contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam e outras autoridades.

Para o evento em Rio Preto foram convidadas 96 cidades. Entre os municípios que aderiram ao programa, estão: Floreal, Gastão Vidigal, Macaubal, Magda, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nipoã, Nova Luzitânia, Poloni, Sebastianópolis do Sul, Turiúba e União Paulista.

No Seminário, foi tratado principalmente do novo sistema de monitoramento do Selo, que está em teste. A partir de seu lançamento, a expectativa é que os municípios participantes iniciem a inclusão das suas ações direcionadas aos idosos e, em 12 meses, conquistem o Selo Inicial.

“O aumento na expectativa de vida deve estar acompanhado do aumento na qualidade do atendimento e de vida da população idosa. Para isso precisamos preparar a infraestrutura e os municípios para essa inversão da pirâmide etária. O Programa São Paulo Amigo do Idoso é uma política intersecretarial que reúne 11 pastas, com objetivo de proporcionar diversas políticas públicas para os idosos”, afirmou Hamam.

O secretário também falou da implantação de Centros Dia e Centros de Convivência do Idoso no Estado, bem como do Selo Amigo do Idoso e de outras ações como o Vila Dignidade, o Cartão VidAtiva e o Melhor Viagem. Ele é o coordenador estadual do Programa. “São Paulo já é uma referência no desempenho econômico, tecnológico e deve ser também uma referência no desenvolvimento social e no cuidado com as pessoas”, finalizou.