Produtores de Borracha se reúnem na Câmara de Macaubal

Encontro da continuidade ao apoio do município em projetos e pesquisas relacionadas ao Meio Ambiente

Na segunda-feira, dia 12 de agosto, com apoio direto do Prefeito Municipal de Macaubal, Dorivaldo Botelho (Kiko), aconteceu na Câmara Municipal a primeira reunião com produtores de “Borracha Natural” - Látex, da região de Macaubal, “Noroeste Paulista”. Além dos produtores estiveram presentes a Engenheira Agrônoma Sandra Testa, responsável pela Casa da agricultura do Município e representante do Sindicato Rural.

Participaram também empresas privadas compradoras da matéria prima, que inclusive já são certificadas junto a Norma ISO 9001. Este fato muito contribuiu com a interação entre os produtores, a indústria e o tema da palestra, pois ficou evidente que se os produtores seguirem uma metodologia que visa uma melhor qualidade da matéria prima, consequentemente a empresa beneficiadora terá menos custos para processá-la e poderá premiar os produtores comprometidos com a qualidade e demais requisitos que a Norma prevê.

O acontecimento se enquadra no tema da TESE de Doutorado que está sendo desenvolvida por um Macaubalense junto a UDC – Universidade da Coruña – Espanha.

Com apoio incondicional do poder Publico Municipal e que tem como título: “Avaliaçion dos Sistemas de Certificación Ambiental dun município brasileiro no marco da axenda 21”.

A Tese em questão se tornou um Projeto de Lei a partir da aprovação dos vereadores e da sanção do nosso prefeito Dorivaldo Botelho (Kiko), que inclusive sempre apoiou esta iniciativa.

Finaliza o acadêmico, responsável pela TESE. “Esta conquista será dos produtores e após a defesa da Tese que ocorrerá na Espanha em novembro de 2014, todo material passará a ser propriedade do município, objetivando proporcionar uma maior facilidade na organização do setor, através de práticas ligadas a educação sócio-economica-ambiental, beneficiando a população como um todo”.